sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Enfim, Belém conhece e se encanta com o novo arcebispo

Após mais de oito meses de espera, enfim o Vaticano anunciou o novo arcebispo de Belém, em 30 de dezembro do ano passado: Dom Alberto Taveira Corrêa, ex arcebispo de Palmas (TO), até então desconhecido pela maioria dos paraenses. Durante o período em que Dom Orani João Tempesta saiu da arquidiocese de Belém para ser o arcebispo do Rio de Janeiro, a arquidiocese de Belém foi comandada pelo administrador Monsenhor Raimundo Posidônio, que cumpriu muito bem a missão. Mas, nesse período o povo católico ficou ansioso à espera do anúncio do novo pastor.

Depois do anúncio, veio a expectativa dos fiéis quanto a chegada e apresentação do novo arcebispo, que aconteceu na última terça-feira (2). Apreço em todos os sentidos. É impressionante o calor humano e a acolhida do povo paraense quando o assunto é religião. Dom Alberto Taveira que o diga. O novo arcebispo eleito de Belém, que veio visitar e conhecer a sua nova casa por um período de quatro dias, se surpreendeu com o tamanho da fé dos paraenses.

Desde a chegada, Dom Alberto percebeu a missão que terá pela frente.Ele foi bastante acolhido pelos fiés que já o esperavam em Marituba, na tarde da última terça-feira (2), de onde seguiram em carreata até a Curia Metropolitana. Cercado por dezenas de câmeras, repórteres e fotógrafos, que quase não o deixaram descer do carro, o novo arcebispo mostrou estar bastante ancioso e preparado para assumir a arquidiocese de Belém, posse marcada para o dia 25 de março. "Vou recompensar todo esse carinho do povo do Pará dando continuidade aos trabalhos do Monsenhor Cid e Dom Orani", prometeu.

O povo paraense tem um apreço muito enorme pela figura do arcebispo, o grande responsável em conduzir o Círio de Nazaré, a festa religiosa da padroeira dos paraenses. E isso se confirmou na noite de ontem, quando milhares de fiéis lotaram a Basílica Santuário, onde Dom Alberto teve o primeiro contato com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Emocionado, o arcebispo beijou os pés da Santa. "Este é um dos momentos mais emocionantes da minha vida", revelou. O grande público presente na missa de ontem é mais comum na época do Círio.

O novo arcebispo retorna hoje à tarde para Palmas (TO), cidade em que morou e foi o primeiro arcebispo por 14 anos. No domingo, a capital do Tocantins se despede de Dom Alberto com uma missa celebrada por ele na Catedral da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário