segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os melhores jornalistas esportivos estão escondidos

O número de pessoas que pensam que são jornalistas é muito grande. O que me revolta não é nem o fato de não possuirem diploma, mas sim a falta de princípios básicos que fazem parte do código de ética do jornalista. O livro Formação Superior em Jornalismo, produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenarj), aborda muito bem essa questão.

No programa CQC, da Rede Bandeirantes, uma entrevista com dois jornalistas esportivos me chamou a atenção. De um lado, José Trajano: comentarista de futebol e diretor de jornalismo da ESPN Brasil. Integrante dos programas Linha de Passe e Pontapé Inicial da emissora e também é comentarista da Rádio Eldorado, desde a parceria firmada com a emissora de televisão.Bastante conhecido pelo seu forte temperamento, se destaca efetivamente como um dos mais importantes e competentes jornalistas esportivos do país, característica que o levou à chefia de jornalismo da emissora filiada às corporações Walt Disney. Do outro lado, Milton Neves: radialista e jornalista, especializado em espotes. Trabalha na Rádio e TV Bandeirantes AM e na BandNews FM. Apresentou programas como Gol o grande momento e Terceiro tempo.

No quadro do CQC, ambos foram entrevistados separadamente. Trajano sempre com aquele jeito crítico e cara de poucos amigos. Milton com o bom humor que todo mundo já conhece e, é claro, sempre falando besteira. Inclusive, acredito que seja esse o motivo pelo qual 11.348 pessoas participam de uma comunidade "Eu odeio o Milton Neves", no site de relacionamento, Orkut, entre tantas outras contra ele. Durante a entrevista, Neves chamou de "radiozinha de merda" ao se referir a Rádio Eldorado ESPN, o que me irritou bastante.

A afirmação feita por Milton Neves não faz sentido. Como pode ser chamada de "radiozinha de merda" uma emissora de rádio que tem como integrantes Paulo Vinícius Coelho, João Palomino, Juca Kfouri, além do próprio Trajano? A Eldorado ESPN é, na minha ótica, a segunda melhor emissora esportiva do Brasil, em termos de qualidade de conteúdo, perdendo apenas para a Rádio Globo, de Garotinho e companhia.

Milton Neves não está sozinho na lista dos que falam bobagens na TV. É uma pena que um dos melhores narradores esportivos, Luciano do Valle, esteja tão mal acompanhado, pois os comentaristas Neto e Godói, responsáveis pela baixa audiência da Band durante as transmissões de futebol, parecem não entender bem do assunto. Eu, por exemplo, quando assisto a uma partida transmitida pela Band, ponho a tv no "mute". Não dá pra ouvir tanta coisa sem nexo em 90 minutos. Infelizmente, os melhores jornalistas esportivos do país atuam nas emissoras de TV por assinatura, onde poucos têm acesso, o que acaba os tornando desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário