quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um ato de respeito

Apesar do grande número de acidentes e da violência no trânsito, na região metropolitana de Belém, muitos motoristas estão praticando um ato que merece destaque. A faixa de pedestre nunca foi tão respeitada. Já se tornou comum ver os motoristas pararem antes das faixas para que os pedestres atravessem as vias. Um belo exemplo que deve ser seguido por todos os condutores de veículos.

Alguns motoristas, no entando, ignoram a faixa por vários motivos: desatenção, desrespeito, pressa, medo, enfim. São nessas horas que o condutor deve usar o bom senso. O motorista está sentando, podendo dispor de um ar condicionado e cd-player, por mais stressado que esteja. Diferente do pedestre que, na maioria das vezes, está exposto ao sol ou à chuva e, talvez, ainda tenha que enfrentar as dificuldades do uso do transporte coletivo.

Antes, os motoristas só paravam quando o agente de trânsito apitava. Hoje, a realidade já é outra. Não precisa mais de agentes de trânsito, pois a maioria dos motoristas param e esperam que os pedestres concluam a travessia. Mas é preciso alertar que não é em qualquer área que isso pode acontecer. Infelizmente, existem lugares bastante perigosos, onde o motorista precisa até avançar o sinal vermelho para não correr riscos maiores. A falta de segurança ainda é um problema grave. É preciso ficar atento.

O ato começou a ser praticado na Avenida Duque de Caxias, em Belém, desde que os órgãos públicos instalaram placas e sinalizadores dando a preferência ao pedestre. Iniciativa que merece ser parabenizada, pois é um ato muito respeitoso e admirável.

O ato de parar antes da faixa para que o pedestre atravesse é uma das primeiras mudanças para que a paz prevaleça no trânsito. O caminho é longo, ainda falta muito, mas as primeiras providências já estão sendo tomadas. Aos motoristas cabe a responsabilidade de dirigir com segurança, respeitar as leis e, principalmente, não dirigir após beber.

Um comentário: