terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lei impede o consumo de cigarro em locais públicos de Belém

Agora é oficial: a Câmara Municipal de Belém aprovou a lei que proíbe o consumo de cigarro em locais públicos e fechados, como por exemplo, bares, lanchonetes, ôbinus, casas de show, entre outros. Após publicação no Diário Oficial do Município, a nova lei tem 90 dias para entrar em vigor.

A nova lei, que já funciona em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, define multas para quem descumpri-lá, tanto para usuários, quanto para donos de estabelecimentos. Quando a lei passar a valer, de fato, haverá fiscalização, nos primeiros meses, nos principais pontos mais movimentados da capital paraense.

A proibição de fumar em locais públicos e fechados vai gerar muito questionamento, principalmente por parte dos fumantes. Até mesmo algumas pessoas que não fumam são contra a lei, pois defendem o direito daqueles que fumam.

Em uma pesquisa realizada com 50 pessoas, entre homens e mulheres, fumantes e não fumantes, 37 são a favor da lei, 7 são contra e 6 ficaram em dúvida. A maioria das pessoas comemora o fato de não ter mais que respirar o ar poluído pela fumaça do cigarro. Mas, será que a nova lei vai vingar mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário