domingo, 6 de dezembro de 2009

Os pontos extremos do futebol do Rio

O futebol carioca, que estava ameaçado de perder dois tradicionais clubes para a série B do Campeonato Brasileiro, comemora uma façanha importante. Além das conquistas de Vasco e Flamengo das séries B e A do Campeonato Brasileiro, respectivamente, Botafogo e Fluminense ainda conseguiram escapar da segundona.

O Botafogo fez uma campanha bastante irregular, durante toda a competição nacional, oscilando sempre entre a zona de rebaixamento e a parte intermediária da tabela de classificação. Com um time limitado, o Fogão sofreu e só na última rodada conseguiu escapar da série B, graças a uma vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, no Engenhão.

Se a trajetória do Botafogo foi sofrida, o que dizer, então, do Fluminense? O Tricolor carioca, que já chegou a ter 98% de chances de ser rebaixado, ignorou os números e conseguiu o que muitos torcedores consideram como um título, que foi a permanência na elite do futebol brasileiro. Após uma arrancada impressionante de 11 jogos de invencibilidade, sendo 7 vitórias e 4 empates, o Fluminense conseguiu escapar do rebaixamento e ainda terminou o segundo turno como terceiro colocado. Os maiores responsáveis pela reação tricolor, sem dúvida, foram o técnico Cuca e o atacante Fred, que marcou gol em quase todas as últimas 11 partidas do Flu no Brasileiro.

A noite do dia 6 de dezembro vai ser de festa para o torcedor carioca. Especialmente para os rubro-negros, campeões brasileiros pela sexta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário