segunda-feira, 1 de junho de 2009

Belém, infelizmente, está fora da Copa

O sentimento é de tristeza. Não falo como futuro jornalista e sim como um torcedor, um apaixonado por futebol, alguém que não estava preparado para receber a notícia de que Belém ficaria de fora da Copa de 2014. Milhares de pessoas, assim como eu, lamentaram o resultado, ontem, na Praça da República.

O anúncio pegou alguns de surpresa. Outros já esperavam. O fato é que Belém perdeu a Copa por não ter uma boa estrutura, por não ter realizado um bom trabalho no Fórum Social Mundial. Estado e Município são governados por pessoas que não têm boa vontade e não desempenham um bom papel político, caso contrário, o trânsito e a saúde, por exemplo, não estariam nas condições em que se encontram.

Pobre povo parense, que esperou com ansiedade, que acreditou até o fim, tanto que milhares de pessoas lotaram a Praça, mesmo depois de ter vazado o boato de que Manaus ja teria sido a cidade escolhida. É lamentável que um povo louco por futebol não vai poder ter a honra de receber e assistir jogos de uma Copa do Mundo. Em termos de paixão e amor ao esporte, poucas cidades superam Belem.

Em 2002, a média de público nos jogos do Paysandú, na série A do Brasileirão, era de 25 mil pessoas por partida, a maior média da competição. Já em 2005, a torcida do Remo conseguiu o mesmo feito. Apesar de estar disputando a série C do Campeonato Brasileiro, a média nos jogos do leão era de 30 mil torcedores por partida, foi a maior média incluindo as séries A, B e C do Brasileirão. A paixão pelo esporte não se restringe ao Futebol. Há 8 anos o Grande Prêmio Brasil de Atletismo é disputado em Belém. O recorde de público é nosso: mais de 40 mil pessoas em uma das primeiras edições.

Não foi fácil engolir a decisão da Fifa. Um evento como este faria com que Belém crescesse 50 anos em 5. Sem contar o lucro, a geração de empregos, entre outos aspectos. Ao povo paraense, os meus sentimentos de dor e tristeza por uma decisão, ao meu ver, injusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário