segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A força da fé e da tradição do Círio

É incrível, é lindo, é fantástico, é, simplesmente, inacreditável a força da fé que predonima no coração dos paraenses. Já são 217 anos de tradição e, diferentemente de outras festividades religiosas como o Natal e a Semana Santa, por exemplo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré ganha mais força e mais fiéis a cada ano que passa.

A cidade para, tudo gira em torno da festividade. Nos primeiros dias de outubro só se fala em Círio, pato no tucupí, almoço em família, enfim. A Amazônia fica contagiada, cheia de fé, amor e esperança. Várias pessoas ajoelhadas, chorando ao ver a imagem da Santa passar ou agarradas junto a corda pagando uma promessa. A maior e mais linda procissão do mundo daria um belo filme.

Sábado foi a primeira vez em que tive a oportunidade de acompanhar o traslado. A queima de fogos, as homenagens, tudo é de arrepiar. Me chamou muito a atenção o trabalho que é feito pelos voluntários da Cruz Vermelha. O papel deles é de extrema importância, parabéns.

O que não me agradou foi ver a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma festa religiosa. Nada contra quem bebe e vende bebidas alcoólicas durante uma procissão como o Círio, mas acho que o bom senso deveria ser usado e a fé dos católicos deveria ser mais respeitada.

O Círio 2009 reuniu mais de 2,2 mi de fiéis, o que mostra a força de sua tradição. Uma pena não poder falar o mesmo sobre Natal e Semana Santa. Há uns 10 anos atrás, por exemplo, na sexta-feira Santa a maioria das pessoas ficava o dia inteiro sem fazer nada, sem chamar palavrões, sem comer carne vermelha, enfim. O Natal? ah, o Natal, como era (em geral) bom. As famílias só se reunem até a hora da ceia, e depois é escolher em qual festa da cidade ficar.

Com o passar do tempo, o homem foi conseguindo quebrar algumas tradições. Felizmente, com o Círio é diferente. Os católicos devem lutar sempre para manter a fé e a tradição das festividades religiosas.

2 comentários: