sábado, 24 de outubro de 2009

Os tempos mudam. As atitudes mais ainda.

Você, pai e/ou mãe de família, o que faria se o diretor da escola telefonasse para a sua casa dizendo que quer conversar seriamente com você, pois sua filha de 13 anos foi flagrada fazendo sexo com outros alunos? Bom, sem dúvida, seria um choque e tanto. Pois bem, esta é a triste realidade da nova geração.

Há uns 30 anos, os namoros eram bem diferentes: os namorados no sofá da casa da namorada, na presença dos pais, conversando a noite toda. Nada de beijos longos, mão na cintura nem pensar. Tudo bem, deveria ser uma grande tortura este tipo de namoro. Contudo, atualmente, a mudança foi completamente radical, um giro de 360º.

Me chamou muito a atenção o depoimento de algumas mães no Jornal Hoje, da Rede Globo, durante uma reportagem com o tema: você deixaria sua filha dormir com o namorado? Impressionante. Quase todas as mães disseram sim, sendo que suas filhas têm idade entre 14 e 16 anos. O que esperar do futuro de uma criança, que aos 14 anos de idade já dorme com o namorado de 18? Se é certo ou errado, eu não sei, só sei que se uma dessas meninas engravidar, as mães vão culpar os namorados, o governo, a escola, enfim. Todos têm culpa, menos as mães, as grandes e principais culpadas por terem facilitado demais as coisas.

Para tudo tem o seu tempo e a hora exatos. Mas parece que não. É comum ver casos de pedofilia em todas as partes do mundo, porém se os pais não permitissem que as filhas de 11, 12, 15 anos usassem roupas de mulheres (mini-saia, top, decote, calça colada), talvez os pedófilos não teriam despertado desejo por essas "crianças". É verdade que em grande parte dos casos há estupro, mas não são em todos, muitos poderiam e podem ser evitados.

A nova geração só quer saber de festa, balada, shoppings, enfim. E os pais estão cada vez mais liberais. Casos como o da menina que da escola Estadual Ulisses Guimarães já são até comuns. Depois que a bomba explode, ninguém quer assumir a culpa. No passado, pode até ser que havia muito rigor, mas esses fatos não aconteciam. Algumas famílias precisam rever seus conceitos.

Um comentário:

  1. Realmento os namoros hoje estão estremamente liberias, isso é um fato. Porém, vamos concordar que a culpa não é somente dos pais - claro que a educação é fundamental na vida de qualquer pessoa - quem nunca namorou escondido na vida? Por mais que nossos pais tentem nos "vigiar" sempre conseguimos dar uma escapadinha. O que falta nas crianças, jovens e até mesmo adultos, é a personalidade, e isso não é mérito apenas dos pais, mas do próprio indivíduo, é o que explica o número de pessoas de boa fé que vieram de famílias problemáticas.
    FOrte abraço.

    p.s.:gostei do texto, muito para ler.

    ResponderExcluir